JavaScript: o que é, como funciona e para que serve?
JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível que permite criar conteúdos que se atualizam dinamicamente, controlar multimídias, navegadores e manipular comportamentos de páginas web.
A linguagem é utilizada principalmente no navegador, permitindo que os desenvolvedores desenhem gráficos com o Canvas e interajam com o dispositivo que está executando o navegador.
JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, devido ao recente crescimento e melhoria de desempenho das APIs disponíveis nos navegadores.
Como o JavaScript funciona?
JavaScript, originalmente, é uma linguagem de programação client-side, ou seja, é executada ao lado do usuário, pelo navegador utilizado por este usuário.
Isso significa que todas as suas ações são processadas na máquina de quem as utiliza, sem a necessidade de enviá-las a nenhum outro ambiente.
Como nada é enviado a nenhum servidor externo para processamento, as respostas
são imediatas.
Para que serve o JavaScript?
Desenvolvimento web
O desenvolvimento web é a primeira utilidade para o JavaScript. Pelos seus códigos serem implantados diretamente em HTML, quase todos os navegadores e sistemas operacionais do mercado rodam esta tecnologia sem nenhum empecilho.
Os mais famosos frameworks para a aplicação de JavaScript em desenvolvimento web são jQuery, ReactJS, Vue.JS e Angular.
Desenvolvimento mobile
Com a expansão das utilizações do JavaScript, foram inseridas diversas bibliotecas e frameworks que permitem sua aplicação no desenvolvimento de aplicativos mobile, seja em front ou back-end.
O que essas ferramentas fazem é simular o ambiente de um navegador para simular o JS ou transpilar o JavaScript para a linguagem nativa de cada modelo de dispositivo móvel para qual o aplicativo estará disponível.
Criação de sistemas back-end
A chegada do Node.js finalmente deu ao JavaScript a possibilidade de ser utilizado no back-end. Com isso, a criação de sistemas com JavaScript tornou-se muito comum.
Criação de plataformas e sistemas de armazenamento de informações para redes sociais e sites de notícias são algumas das mais populares aplicações de JS em back-end.
Games
O desenvolvimento de jogos também está entre as utilidades do JavaScript. Graças à versatilidade desta linguagem, esta prática cresceu muito nos últimos anos.
Um dos mais populares frameworks para o desenvolvimento de games é o Phaser, onde jogos completos podem ser criados apenas com HTML, CSS e JS.
E aí, agora você conseguiu entender o que é e para que o JavaScript pode ser utilizado? Então não perca tempo e venha fazer parte do nosso time!
Referências: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Glossary/JavaScript; https://kenzie.com.br/blog/javascript/