Em 2021, o país cresceu acima da média mundial, respondendo por 1,65% dos investimentos globais em TI.
Em relação à América Latina, o Brasil representa 40% dos U$115 bilhões aportados para tecnologias da informação no ano passado.
O Brasil contava com mais de 422 mil empresas de Tecnologia da Informação ao final de 2021, segundo dados da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Por conta disso, a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) projeta um crescimento de 14,3% nos investimentos em tecnologia da informação no Brasil em 2022, apesar da inflação e do ano eleitoral.
Setor em alta
O setor da tecnologia da informação encontra-se em alta, com muitos empregos em alta também.
A busca por mão de obra especializada em diversos nichos da TI deve gerar 797 mil empregos até 2025, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Além disso, somente esse ano, os serviços de TI devem ultrapassar a receita de R$44 bilhões no Brasil, de acordo com o IDC.
Ademais, segundo a empresa de inteligência de mercado, os provedores de serviços de TI estão cada vez mais capacitados a conectar seus conhecimentos técnicos às necessidades dos negócios dos clientes, por isso ganharão mercado.
Para entender melhor a estratégia de cada empresa na área de TI, uma pesquisa levantou dados que possibilitam uma análise sobre a prioridade de investimentos. Nessa lista encontram-se:
- Cloud;
- Inteligência Artificial;
- Atualização de Data Center;
- Softwares de Virtualização;
- RPA;
- DataOps;
- ERP;
- CRM;
- Big Data;
- Integração de APIs.
Tendências de Mercado
Além disso, nessa mesma pesquisa, foi feita uma análise sobre tendências tecnológicas mais interessantes para uma estratégia profissional e corporativa.
As principais respostas sobre as soluções tecnológicas buscadas são: ERP; BI; Data Center e estratégias a curto prazo. Mostrando-se importantes para o futuro dos negócios.
Dessa forma, se especializar e entrar para o mercado da tecnologia da informação é uma boa jogada para aqueles que procuram acompanhar o futuro, não somente do país, mas também do mundo inteiro!
Referências: https://ebdicorp.com.br/investimentos-das-empresas-de-ti/