Enquanto algumas profissões estão desaparecendo, as carreiras do futuro são disputadas por empresas nacionais e internacionais.
A escassez de mão de obra ligada à tecnologia é um problema que ainda aflige não só o Brasil como o mundo todo.
Um bom exemplo disso é que tem sido uma tendência as multinacionais buscarem profissionais de tecnologia no Brasil.
Nas profissões mais recentes, a oferta de mão de obra é ainda mais restrita e, em alguns casos, o nível de qualificação está abaixo dos requisitos das empresas.
Além disso, as faculdades não estão preparadas para formar esses profissionais do futuro. Muitas vezes o conhecimento é adquirido em cursos de curto e médio prazos ou quando as empresas praticamente “adotam” o profissional para formá-lo.
Mercado Nacional
A atual escassez de profissionais de TI existe pelo fato de que as áreas que mais demandam profissionais se referem às tecnologias emergentes.
O mercado está carente de pessoas que dominem o novo mercado tecnológico: o mercado da análise de dados.
Tendo em vista quais são as áreas que mais deverão crescer e analisando o ritmo de contratações no cenário atual, torna-se previsível dizer quais serão as profissões mais requisitadas no mercado nacional:
- Engenheiro de cibersegurança;
- Engenheiro de dados;
- Analista de dados;
- Cientista de dados;
- Engenheiro da computação;
- Especialista em inteligência artificial;
- Programador de Javascript.
Mercado Internacional
Uma boa maneira de ingressar no ramo de TI fora do país é por meio de qualificações internacionais, como, por exemplo, um curso superior que possua validade no exterior.
Outro modo de adentrar o cenário estrangeiro é por meio de networking, ou seja, quanto mais conhecidos você tiver nessa área, melhor.
Esse networking pode ser estabelecido por meio das conexões da plataforma Linkedin, adicionando organizações e pessoas influentes no mercado internacional ao seu perfil da rede social.
Contudo, é necessário compreender a situação política, econômica e social do país em que se deseja trabalhar.
Isso porque as sugestões de como atuar mudam dependendo do contexto. Além disso, é muito importante que se domine o idioma nativo do país para que a comunicação com clientes ou empregadores seja clara e concisa.
Flexibilidade e atualização são pré-requisitos para carreira em TI
Ser versátil, acompanhar as tendências do mercado e ter uma cultura de constante aprendizado são características essenciais para os candidatos às novas profissões.
Antes, as habilidades não eram tão amplas. Hoje, o profissional precisa conhecer e estudar a fundo vários assuntos. Por isso, as pessoas precisam ser flexíveis para acompanhar o mercado.
Uma característica comum desses profissionais é o desapego e a facilidade em mudar estratégias e o rumo do trabalho.
Referências: https://a10.school/blog/mercado-de-ti-em-crescimento-qual-area-escolher/ ;
https://www.cnnbrasil.com.br/business/mercados-de-ti-e-dados-nao-param-de-crescer-e-ditam-profissoes-do-futuro/; https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/o-mercado-internacional-de-ti-para-brasileiros