Para que serve o Python?

Python: o que é e quais os benefícios?

O Python é uma linguagem de programação muito simples, versátil, moderna e objetiva, ocupando o segundo lugar entre as linguagens mais populares do mundo.

Ela foi elaborada para que os desenvolvedores escrevam instruções com menos linhas de código. Ela é utilizada em diferentes tipos de aplicações como:

  • O desenvolvimento web;
  • Em Machine Learning;
  • No desenvolvimento de jogos.

Para que serve o Python?

A linguagem Python pode ser utilizada para a projeção do back-end de aplicação ou também ser utilizada para construção de inteligências artificiais. Além de poder ser utilizada para análise de dados.

Ela é uma linguagem que roda ao lado do servidor, para elaborar a lógica de uma aplicação.

Dessa forma, ela torna-se uma linguagem eficiente tanto para a construção de pequenos sistemas quanto para o desenvolvimento de aplicações complexas.

Por que Python é tão valorizado?

Existem diversos fatores que contribuem para o Python ser valorizado e estar entre as linguagens mais populares do mundo. Abaixo segue uma lista de pontos que mostram o porquê vale a pena aprender essa linguagem:

  1. É fácil de aprender;
  2. É open source e gratuito;
  3. Oferece múltiplas possibilidades de desenvolvimento;
  4. É portátil e multiplataforma;
  5. É uma linguagem “curinga”.
  1. É fácil de aprender

A linguagem Python foi pensada para possuir a sintaxe simples e o mais objetiva possível.

Como exemplo disso, podemos citar que não precisamos utilizar o sinal de ponto e vírgula ao final de cada declaração e as chaves para delimitar comandos de estruturas de repetição e condicionais, como acontece em outras linguagens de programação.

  1. É open source e gratuito

A linguagem Python é de código aberto, isso significa que é possível baixar seu código fonte escrito em linguagem C e realizar alterações.

Também não é preciso pagar por sua licença de uso. Além disso, ele contém inúmeras bibliotecas e frameworks gratuitos que podem ser utilizados para obter recursos adicionais.

  1. Oferece múltiplas possibilidades de desenvolvimento

É possível desenvolver diferentes tipos de aplicações com essa linguagem: sistemas comerciais para desktop, softwares mais complexos de Machine Learning e Inteligência Artificial.

As bibliotecas e frameworks disponíveis para a linguagem ampliam ainda mais a possibilidade de desenvolvimento.

  1. É portátil e multiplataforma

O Python pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux e macOS.

Além disso, existem distribuições portáteis, que podem ser utilizadas em pen drives, o que é ideal para facilitar a vida de programadores na fase de desenvolvimento da aplicação.

  1. É uma linguagem “curinga”

A linguagem Python oferece uma ampla possibilidade de desenvolvimento de sistemas. Sua sintaxe é simples e intuitiva, o que facilita o aprendizado.

Por isso, ela amplia as oportunidades de trabalho aos programadores que podem escolher entre as possibilidades de desenvolvimento como a de aplicações para web.

Bom, agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da linguagem, que tal aprender mais sobre essa linguagem e se tornar um desenvolvedor de alta performance? Referência: https://blog.betrybe.com/python/#1

Últimas postagens